Por determinação do Ministério da Saúde, todas as pessoas, inclusive os usuários de planos de saúde, devem possuir o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Trata-se de um documento que possibilita a identificação de qualquer pessoa no Brasil ao utilizar os serviços de saúde. Ele pode ser considerado uma “identidade da saúde” e será importante para, por exemplo, a averiguação de dados epidemiológicos, bem como para que o paciente tenha um único prontuário com todos os seus dados clínicos, acessível a qualquer médico, o que viabiliza a prevenção de doenças e a melhora da qualidade do atendimento.
A PASA já enviou e continuará enviando à Agência Nacional de Saúde Suplementar os dados de seus usuários para que seus números sejam gerados. Por isso, é fundamental que cada associado mantenha suas informações atualizadas, sobretudo o nome completo, o nome da mãe e o número do CPF. Pelo Ligue PASA é possível atualizar as informações a qualquer momento.
No site https://portaldocidadao.saude.gov.br, o associado pode verificar se o seu número já foi gerado. Basta preencher, sem acento nem cedilha, os campos solicitados no link “Consulta à base de dados do Cartão Nacional de Saúde por nome”.
Quem não encontrar o número deve se certificar, com a PASA, se seus dados estão corretos no cadastro. Mas é importante ressaltar que ninguém deixará de ser atendido pelo plano de saúde nem pelo SUS por não ter o CNS. A única consequência de não possuir um número é a impossibilidade de pedir restituição no Imposto de Renda, porque não haverá como fazer o cruzamento de dados.