O verão está acabando, mas as dietas da moda popularizadas na estação, não. O desejo de emagrecer rapidamente, de forma quase milagrosa, faz pessoas aderirem a dietas que prometem ótimos resultados em curto prazo. Essa mudança alimentar radical, frequentemente sugerida por amigos e familiares, pode trazer consequências para a saúde, além de resultados opostos.
A nutricionista Daniela Alencar, que atende na Clínica PASA de Vitória, afirma que dietas sem acompanhamento profissional podem agravar doenças ou causar novos problemas. “Duas dietas em moda recentemente, a de ’jejum intermitente’, que sugere muitas horas sem ingestão de alimentos, e a ’low carb’, que retira carboidratos da alimentação, estão entre aquelas que oferecem riscos. Na primeira, a pessoa pode ter hipoglicemia e, na low carb, ver aumentado o índice de colesterol ruim, por exemplo”, explica.
As restrições geram inclusive efeito contrário no futuro próximo, com ganho de peso, na medida em que o organismo desenvolve mecanismos que favorecem o estoque de energia pós-restrição. Para emagrecer, os especialistas são unânimes em dizer que é preciso fazer uma reeducação alimentar que possa ser seguida ao longo da vida, o que favorece a saúde em muitos outros aspectos, e praticar exercícios com regularidade.
Mágicas não existem. Por isso, consulte sempre um profissional. Para marcar a sua consulta com um nutricionista, baixe e acesse o aplicativo Saúde PASA em seu celular, ou faça login na Área do Associado através do site www.planopasa.com.br. Você também pode agendar pelos telefones 4004-0183 (capitais) ou 0800 722 0183 (demais regiões).